Gerenciamento de riscos


Empresa de Atendimento a Emergência Química. Como devo escolher?


19/07/2016 15:11:05

Esta assessoria é frequente e GRATUITA, hoje nosso objetivo é voltado para orientação e indicação de alguns critérios que sua empresa poderá utilizar na hora da escolha de uma empresa de prestação de serviços de atendimento a emergência química, que seja confiável e compatível com a necessidade e risco especifico de sua empresa.

 

Considerando o risco existente nas operações de transporte, industrialização e manipulação de produto/substância química, assim como, exigência técnica dos órgãos de controle, de fiscalização, de proteção ambiental, de proteção da comunidade e patrimônio público, bem como, do patrimônio privado, se faz necessário à contratação dos serviços de empresa especializada em prevenção, atendimento de emergência e serviços pós-emergenciais, como recuperação de áreas degradadas, envolvendo substancias químicas perigosas e/ou simplesmente poluentes.

 

Tendo em vista a complexidade e peculiaridades de uma emergência envolvendo substancia química, assim como, a responsabilidade da empresa sinistrada e solidaria do embarcador e destinatário da carga, se faz necessário um trabalho preventivo para o envolvimento, escolha e contratação de empresa especializada, com estrutura adequada, capacitada tecnicamente, com reconhecimento dos órgãos públicos e conselhos de classe, com capilaridade em nível nacional, com a existência, evidencia e aplicabilidade de procedimentos pré-estabelecidos para ação imediata, entre outros.

 

ALGUMAS DICAS IMPORTANTES

Citamos aqui algumas particularidades necessárias e indispensáveis que sua empresa deve se atentar no momento da pesquisa para conhecimento e acima de tudo solicitar evidências antes da contratação deste prestador de serviço.

  • Solicitar, que o prestador de serviços apresente todas as licenças ambientais aplicáveis à sua área de atuação, participações e reconhecimento nos âmbitos municipal, estadual e federal;
  • Que comprove sua experiência prática (com acervos técnicos);
  • Que evidencie sua estrutura e controle de segurança, saúde e meio ambiente;
  • Que apresente referências técnicas no mercado de empresas que já utilizaram seus serviços;
  • Que declare idoneidade e capacidade financeira para manter e suportar com simultaneidade operações que envolvam altos custos em longos períodos de trabalho emergencial;
  • Que evidencie a capilaridade / abrangência de atuação e dos recursos humanos, equipamentos e materiais disponíveis (próprio e/ou contratado de responsabilidade);
  • Necessário fazer saber qual é o tempo resposta para um atendimento emergencial e se possuem rastreabilidade de frota para acompanhamento, monitoramento e comunicação;
  • Evidenciar a existência de recursos padronizados e personalizados aos diferentes cenários emergenciais, envolvendo os produtos de responsabilidade de sua empresa, assim como, sua área de atuação, responsabilidade direta e/ou solidaria;
  • Apresentar as inovações técnicas e metodológicas;
  • Evidenciar a capacitação e preparação continuada de suas equipes;
  • Apresentação de política e programa da qualidade;
  • Apresentação do Código de Ética e de Conduta da empresa, juntamente com as Normas Específicas;
  • Solicitar apresentação de modelo de relatório técnico, utilizado pelo prestador de serviço, para sua análise, se atentar, para que, atendera aos padrões de qualidade e necessidade técnica da empresa envolvida e demais (cliente interno e externo, órgãos públicos, Cias seguradoras, entre outros);
  • Solicitar esclarecimento da composição de custo (planilha aberta) da forma de precificação dos serviços prestados detalhado, esta ação lhe permitira conhecer previamente o que ira e/ou não incidir na precificação dos serviços prestados à sua empresa, sem a ocorrência de surpresas indesejadas / incoerentes;

Por fim opte pela contratação da empresa que apresente uma política coerente com a de sua empresa, com o mercado que você atua, com responsabilidade, com transparência, com reconhecimento da iniciativa pública, privada e financeira, bem como, com a transparência e referencia no que se prontifica a fazer e faz. Seguramente esta será a que melhor lhe atenderá de forma personalizada.

 

“Quando qualidade é necessária e mandatória, preço e relacionamento fazem a diferença.”

 

Por José Lucio da Silva, Diretor Operacional da WGRA.