Notícias


Projeto de revisão da Norma ABNT NBR 7500 está em consulta nacional


28/11/2016 15:24:10

O Projeto de Revisão da ABNT NBR 7500 – Identificação para o Transporte Terrestre, Manuseio, Movimentação e Armazenamento de Produtos foi adicionado na Associação de Normas Técnicas – ABNT para Consulta Nacional no dia 25/10/2016.

Diversos Órgãos governamentais, Empresas e Entidades, dentre elas a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos – ABTLP, participaram da elaboração do presente Projeto.

O texto foi totalmente revisado pela Comissão de Estudo de Transporte de Produtos Perigosos (CE-016:400.004) do Comitê Brasileiro de Transporte e Tráfego (ABNT/CB-016).

Foram acrescentados diversos termos, características gerais dos rótulos de risco, esclarecimentos recebidos da ANTT, que visam elucidar o entendimento das instruções normativas. Também foram acrescidos exemplos de sinalização para unidade e equipamento de transporte conforme exigências do IMO/IMDG CODE e vários outros símbolos alinhados às recentes edições do Orange Book para os modais rodoviário, marítimo e aéreo.

Os pictogramas do Sistema Globalmente Harmonizado (GHS) de classificação e rotulagem de produtos químicos foram extraídos desse Projeto.

O Projeto ficará disponível em Consulta Nacional no site da ABNT até o dia 02/01/2017.

Para ter acesso ao conteúdo do Projeto de Revisão da ABNT NBR 7500 e votar na aprovação ou reprovação, é necessário fazer o cadastro na ABNT.

Clique aqui para acessar o site e se cadastrar ou se já for cadastrado, para conhecer o Projeto na íntegra.

Fonte: ABTLP